quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Dois amores, dois Sabores

Sou apaixonado por eletrônica, desde a época das válvulas, muita gente nem sabe do que se trata, mas enfim, remonta aos promórdios da era conectada. Sim ou você acha que "conectado" é só quem tem acesso a internet?  Você já parou prara pensar o que significa a palavra TELEFONE? Ela é formada por dois fonemas:
TELE : É a capacidade de se perceber de forma objetiva o que ocorre nas situações e o que se passa entre as pessoas. O Fator Tele influi decisivamente sobre a comunicação, pois só nos comunicamos a partir daquilo que somos capazes de perceber. É também a percepção interna mútua entre dois indivíduos.
FONE: Dá-se o nome de fone a cada segmento vocálico ou consonantal que representa um som da fala a ser transcrito, como unidade da fonética, sem envolver considerações de ordem fonológica.
Traduzindo, TELEFONAR é manter uma conversação ou seja uma "conexão" entre duas ou mais pessoas  a qualquer que seja a distância, isso é estar "conectado".
Para não dizer que não falei de vinho...

VINHOS PORTUGUESES

Os vinhos portugueses são o resultado de uma sucessão de tradições introduzidas em Portugal pelas diversas civilizações que aí se sucederam, como os fenícios, cartagineses, gregos e, acima de tudo os romanos.
A exportação dos vinhos portugueses iniciou-se para Roma durante o Império Romano. A exportaçoes modernas desenvolveram-se com o comércio para o Reino Unido, após a assinatura do Tratado de Methuen, também referido como Tratado dos Panos e Vinhos, assinado entre a Grã-Bretanha e Portugal, em 1703.
Portugal tem o mais antigo sistema de apelação do mundo, a região demarcada do Douro. Esta região, entre outras, como a dos vinhos Verdes, produzem alguns dos vinhos mais requintados, exclusivos e valorizados do mundo.
Portugal possui duas regiões produtoras de vinho protegidas pela UNESCO como património mundial: a Região Vinhateira do Alto Douro, onde se produz o conhecido generoso Vinho do Porto, e a Paisagem da Cultura da Vinha da Ilha do Pico.
A vastíssima quantidade de castas nativas (cerca de 285) permite produzir uma grande diversidade de vinhos com personalidades muito distintas. O guia The Oxford Companion to Wine descreve o país como um verdadeiro "tesouro de castas locais".
A qualidade e carácter único dos seus vinhos fazem de Portugal uma referência entre os principais países produtores, com um lugar destacado e em crescimento, entre os 10 principais produtores, com 4% do mercado mundial (2003). Considerado um produtor tradicional do Velho Mundo, 8% do continente é dedicado à cultura da vinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário